PF mineira adquire equipamentos para a Copa 2014


FOTO: LEO FONTES
PF demonstrou "Kit Copa" a público de shopping da capital, ontem
OtempoOnline
A Superintendência da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais acaba de adquirir equipamentos de segurança de alta tecnologia que deverão ser usados na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014. Chamado de "Kit Copa", o material consiste de um traje anti-fragmentos, de 45 kg, para proteger os peritos que desmontam artefatos explosivos, e do robô "Vanguard", que detona bombas à distância com jato d´água.

Os peritos mineiros estão sendo treinados para usar os equipamentos no combate a ações terroristas. Até então, apenas a polícia do Rio de Janeiro havia usado o material durante os jogos Pan-Americanos, em 2007. A previsão é que as 12 cidades-sede da Copa de 2014 terão os equipamentos, importados do Canadá ao custo aproximado de R$ 600 mil. 
A aquisição será acompanhada de um plano de segurança para grandes eventos, a ser criado por PF, juntamente com polícias Civil e Militar. De acordo com o superintendente da PF no Estado, delegado Fernando Duran Poch, o atual efetivo de 700 policiais federais em Minas é suficiente para atuar na Copa. 

"Não somos uma polícia ostensiva como a Militar. Atuamos em ações específicas, como controle migratório e tráfico de drogas, e estamos equipados para isso agora", disse. Até julho, a PF pretende adquirir cães que farejam explosivos. 

Exposição.Peritos criminais da Polícia Federal fizeram uma demonstração de uso do "Kit Copa" ontem, no Boulevard Shopping, localizado no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte. "É bom saber que a polícia está investindo em segurança com equipamentos de primeiro mundo", disse o professor de futebol, Davidson Cândido, 23, que esteve no centro de compras ontem. 

Quem quiser conferir os equipamentos tem até o dia 18 deste mês para visitar a exposição "Polícia Federal - Operação Portas Abertas", no piso 2 do Boulevard Shopping, entre 12h e 21h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário