Forças de pacificação ocupam comunidade Cerro-Corá, na zona sul do Rio

Forças de pacificação ocupam comunidade Cerro-Corá, na zona sul do Rio
R7

Operação Cerro-Corá

Cerca de 420 policiais entraram no início da manhã desta segunda-feira (29) nas comunidades do Cerro-Corá, Guararapes e Vila Cândido, em Cosme Velho, zona sul do Rio, e não precisaram dar um tiro para dominar o território. A ação começou por volta das 5h e o anúncio da ocupação total foi dado às 5h30. Naquela região será implantada a 33ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Rio de Janeiro, atendendo a quase 3.000 moradores.
Participaram da operação agentes do Bope (Batalhão de Operações Especiais), do BPChoque (Batalhão de Choque), do BAC (Batalhão de Ações com Cães), do GAM (Grupamento Aéreo e Marítimo) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar. Na UPP Cerro-Corá serão empregados 190 homens.

As buscas agora são para encontrar entorpecentes, armas, objetos e veículos roubados, além de suspeitos de participar do tráfico de drogas. A polícia solicita que moradores colaborem com as investigações indicando possíveis esconderijos de criminosos. O telefone do Disque-Denúncia é 2253-1177.
A ocupação do Cerro-Corá era considerada fundamental pela polícia devido à proximidade com o Corcovado, um dos principais pontos turísticos da cidade. Além disso, investigações davam conta que bandidos teriam buscado refúgio ali após a pacificação de outras comunidades da zona sul do Rio.
O Bope vai continuar no local até a instalação da UPP, prevista para o fim de maio. Moradores devem circular com documento de identidade para facilitar eventuais revistas. Condutores de carro e moto também vão ser inspecionados nos próximos dias na região.
Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco foi posicionada perto do Cerro-Corá com equipamentos capazes de fazer a identificação biométrica e reconhecer possíveis criminosos. Há também no local um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

Nenhum comentário:

Postar um comentário