Força Nacional já está nas ruas de BH e atuará como "sombra" da PM

São 166 homens que vão reforçar segurança nas praças Sete e da Estação, no Centro, e o entorno do Mineirão, na Pampulha. Eles vão atuar na segurança dos jogos da Copa das Confederações e nas manifestações
Do Estado de Minas
A Força Nacional de Segurança já está nas ruas de Belo Horizonte nesta quinta-feira. O grupo de policiais faz, no início da tarde, o reconhecimento de três áreas onde vão atuar: as praças Sete e da Estação, no Centro, e o entorno do Mineirão, na Pampulha. De acordo com o tenente-coronel Hércules de Paula Freitas, o reforço atuará como “sombra” da Polícia Militar, pois todas as ações serão coordenadas pelo Batalhão Copa. A Força Nacional estará sempre junto com os policiais locais formando um cordão de isolamento nas regiões escaladas com prioridade de segurança. 

Chegaram de Brasília, na madrugada de hoje, 53 homens e outra parte da equipe pode chegar na tarde de sexta-feira. Ao todo, são 150 praças masculinos, nove femininos e sete oficiais, formando um total de 166 colaboradores. O grupo recebeu uma breve orientação dos comando da PM com instruções sobre a atuação deles como “linha de contenção”. De acordo com o tenente-coronel Freitas, a Força Nacional trouxe suas viaturas, coletes e armamento para agir como reforço em BH. Na ações de segurança dos protestos, tanto os policiais visitantes quanto a equipe de Minas continuará usando os equipamentos de menor potencial ofensivo, como bombas de gás, balas de borracha e armas não letais. “Após manifestação, viu-se a necessidade de aumentar o efetivo, portanto aceitamos o apoio da Força Nacional”. 

Segundo o tenente-coronel, o efetivo será distribuído conforme a demanda, tanto nos jogos da Copa das Confederações, como nas manifestações. Ele reforçou várias vezes que os policiais estão submetidos à coordenação do comando da PM mineira e devem ficar na cidade até o fim do evento esportivo. A Força Nacional está hospedada na base da PM no Bairro Prado., Região Oeste da capital. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário